AMERICAN BULLY

ASPECTO GERAL

O American Bully deve ser um cão forte e poderoso. Seu tamanho varia de compacto a medio/ grande, com corpo musculoso bem definido e uma cabeça quadrada.  A movimentação deve ser poderosa e sem muito esforço ao mesmo tempo. O American Bully passa a impressão de uma estrutura óssea pesada e Bully (robusta). O comprimento dos membros dianteiros (medida da ponta do cotovelo ao solo) nunca deve ser maior do que a metade da altura do cão na cernelha, o comprimento da perna do cão deve sempre ser proporcional ao corpo, dando ao cão um aparência compacta (encorpado). A raça combina força, atletismo, flexibilidade e agilidade. Nunca deve possuir ossos finos e esguios. Equilíbrio e harmonia do conjunto são componentes críticos da raça.

Características da raça:

As características essenciais do American Bully são a força, confiança e vigor. Esta raça está pronta para agradar e triunfar com entusiasmo. O American Bully é excelente companheiro da família e sempre foi conhecido por seu amor às crianças. O comportamento agressivo com os seres humanos e outros cães não é característico da raça e é altamente indesejável.

CABEÇA:  A cabeça do American Bully é única e uma das principais características da raça. Tem aparência enorme e impressionante, grande e larga, dando a impressão de poderosa, mas não desproporcional ao tamanho do corpo. Vista de frente, a cabeça é ampla e quadrada. Quando visto de lado, o crânio e focinho são paralelos um ao outro e unidos por um definido stop. Arcos supra-orbitais são bem definidos mas não pronunciados. Os masséteres são bem pronunciado com algumas rugas.

A cabeça é bem desenhada, unindo resistência, elegância e caráter.

FOCINHO: O focinho é curto/médio, ligeiramente quadrado, com pronunciado stop. O comprimento do fuço é mais curto do que o comprimento do crânio, na proporção de aproximadamente 1: 2 ou 2: 3. A linha superior do focinho é linear. As maxilas estão bem definidas. A mandíbula é forte e bem desenvolvida; larga e profunda. Os lábios são justos,um pouco do labio solto são aceitos, mas não preferidos.

NARIZ: O nariz é grande, com narinas largas e bem abertas. O nariz pode ser de qualquer cor.

OLHOS: De formato amendoado a oval, baixos no crânio e bem separados (não exageradamente separados)

Orelhas: As orelhas são altas e podem ser naturais ou cortadas. Se naturais, semi-ereta ou em rosa são preferíveis. Orelhas eretas ou  largas planas e totalmente caidas não são desejadas.

DENTES: Dentição completa com dentes uniformemente espaçados, dentes brancos e  mordedura em tesoura.

PESCOÇO: O pescoço é forte, grosso e curto. Há um ligeiro arqueamento na crista. O pescoço aumenta gradualmente a partir de onde se junta ao crânio para onde ele se encaixa, em ombros bem angulados. A pele do pescoço é aderida e sem barbela.

Anteriores: As escápulas são longas, largas, musculosas e bem inclinadas para trás. As pernas da frente são retas, curtas, fortes e robustas, com massa óssea e muscular substancialmente pronunciadas. Os cotovelos devem ser justos ao corpo. Vistos de frente, os anteriores são definidos, visivelmente afastados (para acomodar um peito largo e profundo) e perpendicular ao solo. Os metacarpos são curtos, poderosos, retos e flexíveis. Quando visto de perfil, os metacarpos devem ser eretos, com um ligeiro arco. Vistos de frente a distância do chão ao peito do animal deve ser a mesma distância entre as patas dianteiras, dando a impressão de um quadrado.

CORPO: O corpo tem aparencia compacta, poderosa, substancial, com muita massa e extremamente musculoso, que são características da raça American Bully. O peito é muito largo, profundo e preenchido com um amplo espaço para o coração e os pulmões, no entanto o peito nunca deve ser mais largo do que profundo. As costelas se estendem para trás e são bem arqueadas desde a coluna, em seguida, achatando para formar um corpo profundo estendendo-se até os cotovelos. A parte traseira é forte, firme, moderadamente larga e musculosa quando visto de cima. A aparência geral da linha superior é plana (cernelha, costas e quadris aproximadamente no mesmo nível) ou ligeiramente descentente da cernelha para os quadris com a garupa ligeiramente arredondada, a linha superior deve ser musculosa. O lombo é curto, musculoso e ligeiramente arqueado para a garupa, porém mais estreito que a caixa torácica e apresenta um moderado esgalgamento. A garupa é ligeiramente inclinada para baixo. As fêmeas podem ser ligeiramente mais longas.

POSTERIORES: Os posteriores devem ser muito poderosos, fortes, musculosos, e largos. Posteriores poderosos são  fundamentais para o vigor do American Bully, é responsável por fornecer a força e a agilidade necessárias para executar as permormances físicas. Coxas e garupa são visivelmente preenchidos com musculatura firmemente justas. A coxa é muito bem preenchida em cada lado da cauda e profunda da pelve para a virilha. As coxas são extremamente bem desenvolvidas e musculatura facilmente definida. A angulação dos ossos e musculatura dos posteriores devem estar em harmonia com os anteriores. Visto de lado, os jarretes são bem angulados e os metatarsos são bem descidos e perpendiculares ao solo. Visto de trás os metatarsos são retos e paralelos uns ao outro.

CAUDA: é a extensão da linha superior que afina em direção a ponta. Quando o cão está relaxado, a cauda é portada baixa e chega quase ao jarrete. Quando o cão está em movimento, a cauda é portada em nível com a linha superior. Quando o cão está excitado, a cauda pode estar levantada, posição vertical (cauda de desafio), mas nunca enrolada sobre o dorso (cauda gay).

PÉS: Os pés são redondos, proporcional ao tamanho do cão, bem arqueados, e fechados. As almofadas são duras, resistentes e bem almofadado. Uma ligeira “mão francesa” para o exterior é aceita, mas não deve ultrapassar 10 graus em posição no sentido horário. Os dedos  devem ser juntos e bem proporcionais a perna e ossatura.

Pelagem: A pelagem é brilhante e lisa, e moderadamente dura ao toque.

COR: todas as cores, exceto merle.

Tamanho e peso: O American Bully deve ser tanto poderoso como ágil, portanto o seu peso e altura são menos importantes do que a proporção correta entre peso e altura. O American Bully deve parecer robusto, atarracado e compacto, dando a impressão de um cão sólido, poderoso que possui grande força e habilidade em um corpo compacto.

Padrão em relação a altura: Embora o original American Bully seja o ” Standard type “, as variedades da raça também são reconhecidos pelos termos “Miniatura”,” Pocket ” e “XL”. As variações do padrão original para o Miniatura, Pocket e XL são as alturas, mas ainda mantendo as proporções do padrão original.

MINIATURAS
Fêmeas: até 33 cm
Machos: até 35 cm

POCKETS
Fêmeas: 33,01 cm até 40,5 cm
Machos: 35,01cm até 43,0 cm

STANDARD
Fêmeas: 40,6 cm até 48,0 cm
Machos: 43,1 cm até 51,0 cm

XL
Fêmeas: 48,1 cm até 56,0 cm
Machos: 51,1 até 58,5 cm

NOTA: *** Todo filhote ou jovem até 12 meses é considerado STANDARD para efeito de “julgamento”. Após os 12 meses completos, este é medido e reclassificado para sua categoria correta (mini, pocket, standard ou xl).

MOVIMENTAÇÃO: Movimenta-se com confiança, transmitindo a impressão de vivacidade e entusiasmo. Quando trota, sua movimentação é leve, suave, poderosa e bem coordenada, mostrando bom alcance na dianteira e propulsão traseira. Quando em movimento, o dorso permanece em nível com apenas uma ligeira flexão para indicar flexibilidade. Visto de qualquer lado, as pernas não se viram nem para dentro nem para fora, os pés não cruzaam ou interferem uns com os outros. Conforme aumenta a velocidade, os pés tendem a convergir em direção a linha de centro de equilíbrio.

FALTAS:

Osso insuficiente e falta de massa

A cauda torcida

Cauda com nó

Cauda longa

Cauda enrolada

Cauda excessivamente curta

Olhos louçados, rosa ou Albino.

Dianteiras severamente torcidas

Posteriores severamente torcidos

Criptorquidia, testículo retido.

FALTAS GRAVES

Prognatismo inferior

Torção mandibular

Falta dentária

Retrognata (Agnata)

DESQUALIFICAÇÕES

Pelagem longa

Cauda cortada

Cães castrados

Exibindo ou possuir um comportamento agressivo com os humanos