AMERICAN STAFFORDSHIRE TERRIER

APARÊNCIA GERAL

O AST deve dar uma impressão de muita força : é um cão bem constituído e musculoso, mas ágil e elegante. Deve ser compacto, não peralta nem esgalgado. É esperto e sua coragem é evidente.

CABEÇA

Alta de comprimento medianos; crânio largo; músculos zigomáticos muito pronunciados, stop bem definidos; orelhas de implantação alta.

ORELHAS

Podem ser cortadas ou não, sendo as cortadas preferível. NO caso de não cortadas, devem ser curtas, e em rosa e erguidas. As orelhas totalmente caídas serão penalizadas.

OLHOS

De cor escura, redondos, de inserção baixa e bem separados. Pálpebras despigmentadas serão penalizadas.

FOCINHO

De comprimento médio arredondado na parte superior e caindo bruscamente abaixo dos olhos. Maxilares bem definidos. O maxilar deve ser forte com mordeduras possantes. Lábios bem rentes e uniformes, sem frouxidão. Incisivos superiores em contato com a parte anterior dos incisivos inferiores. Nariz definidamente preto. (mordedura em tesoura).

PESCOÇO

Pesado, ligeiramente arcado, afinado dos ombros à base do crânio. Pele não frouxa. Cumprimento médio.

OMBROS

Fortes e musculosos. Omoplatas largos e oblíquos.

DORSO

Razoavelmente curto. Ligeira inclinação desde a cernelha até a garupa, que apresenta um declive curto e suave até a base da cauda. Lombo ligeiramente arqueado.

CORPO

Costelas arqueadas, alongadas para trás, bem unidas umas às outras. Membros dianteiros suficientemente afastados na implantação para permitir o desenvolvimento do peito, que é profundo e largo.

CAUDA

Curta, de inserção baixa, estreitando-se para a extremidade, que é fina. Não enrola, nem se ergue em cima do dorso, não se corta.

MEMBROS

Membros dianteiros retos ossos fortes e redondos, canas metacárpicas aprumadas, a parte dianteira não deve e apresentar nenhuma curvatura. Membros traseiros muito musculosos, jarretes baixos e não virados para dentro e para fora. Pés de tamanho médio, bem curvados e compactos. Passo ágil, o cão não deve ter andado rebolado.

PELAGEM

Pêlo curto, aderido, rígido ao tato, brilhante.

COR

Aceitam-se todas as cores : sólidos, partcolor ou malhado. Em todo caso, só serão penalizados cães com mais de 80% de seu corpo branco ou as cores de fígado.

TAMANHO

O peso está em relação ao tamanho, as dimensões ideais variam entre 45 à 48 cm para machos e 43 à 45 cm para as fêmeas.

DEFEITOS

Penalizam-se o nariz despigmentado, os olhos claros ( a não ser que os cães de pelagem como cinza os olhos acompanharão a cor da pelagem ) ou pálpebras despigmentadas, a cauda demasiada comprida ou mal portada.

GRUPO 3 – TERRIER
SEÇÃO C – DO TIPO BULL
PAÍS DE ORIGEM – ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
NOME NO PAÍS DE ORIGEM – AMERICAN STAFFORDSHIRE TERRIER