Ícone do site IBC

Raça “Pura”

RAÇA “PURA”

Após observar diversas discussões ao que se referem a “pureza racial”, faz me parecer que os criadores estão tratando “raças” caninas como se fosse parte de uma organização taxonômica das espécies (como se fizessem parte das relações evolutivas naturais).

Hoje em dia falar que determinadas “Raças Caninas” são “Puras por Origem” é muito difícil sem que esbarremos em conceitos genéticos básicos. No que se refere à seleção e entendimento de modo em geral, a pureza racial de “origem” ou “sem mistura” são aquelas que foram originadas de locais segregados e em isolamento por longos períodos de tempo, e que dificilmente são comprovadas. Assim sendo, não podemos afirmar que exista uma “raça canina” em que não houve o cruzamento inter-racial; o que existe é uma “raça” muito aprimorada, com tipicidade marcante e muito selecionada ao longo dos anos.

O conceito de Raça está condicionada à descrição Oficial do seu Padrão, que determina um conjunto de características semelhantes transmitidas por hereditariedade. São linhagens dentro de uma mesma espécie, com visível semelhança fenotípica e a propensão a determinado temperamento, desenvolvida ao longo das gerações em que os exemplares mantêm as mesmas características.

Fico impressionada que nos dias atuais, pessoas considerem um “atentado a cinofilia” a mistura de raças com o propósito de originar uma outra. É claro que devemos manifestar certa preocupação com eventuais inserções, pois todo o cruzamento deve ser feito com estudo, responsabilidade, e precauções devem ser tomadas a fim de não se introduzir problemas genéticos na nova raça que se forma. O objetivo do criador deve ser visar sempre o melhoramento genético, com a preservação da saúde e temperamento.

O que define que um cão é de raça “pura” é o seu pedigree, emitido pelo serviço de registro genealógico, que definiu o Padrão da Raça a qual pertence, obedecendo a critérios estabelecidos pelos regulamentos da entidade responsável pelo controle da raça.
A IBC considera que o Exotic Bully “Puro por Cruzamento” (note que não mencionamos que são puros por “Origem”), é o produto F4 (93,75%) partindo da combinação de outras raças pré-estabelecidas. Assim, será atingida a PUREZA RACIAL POR CRUZAMENTO.

A seguir relataremos um breve histórico sobre a formação de algumas raças de para ilustrar um pouco mais sobre esse tema:

 

 

Sair da versão mobile