IBC x Exotic Bully

Muitas são as duvidas com relação ao entendimento da IBC sobre o Exotic Bully. Naturalmente, como toda ação pioneira, envolve muitos pontos de vista e, sobretudo, interesses individuais com relação ao tema. Tentaremos colocar mais um pouco da nossa visão sobre o assunto, já que obviamente é impossível debater e finalizar um tema como esse somente em um texto. Algumas perguntas têm sido feitas e colocaremos algumas delas de forma não a explicar o que é o Exotic Bully para o mundo, pois isso envolveria diversos pontos de vista, mas sim, o que é o Exotic Bully do ponto de vista da IBC. Algumas perguntas serão esclarecidas em seguida.

1- Tenho dois cães American Bullies de registro que são fenotipicamente bem Exóticos, o que eu tenho são American Bullies ou Exotic Bullies?

R: Primeiro ponto a ser abordado nesse caso seria qual sua meta de criação? Você tem como meta se utilizar de cães mais abulldogados em busca de equilíbrio, caminhando na direção do padrão do American Bully? Então você cria American Bully. Você tem como meta prosseguir se distanciando do padrão do American Bully, fixando a cada geração características cada vez mais exóticas? Nesse caso a IBC entende que você já não mais tem interesse no padrão do American Bully e caminha para um novo padrão, que aliado a outras milhares de pessoas com o mesmo objetivo, se definem como Exotic Bully, cães que buscam fixar outras características que já não mais atendem ao padrão do American Bully.

2- Mas eu tenho meus cães exóticos com pedigree de American Bully e vou registrar os frutos como American Bully, eu posso?
R: Essa decisão não cabe às entidades, você pode registrar seus cães de acordo com os registros que possuem e principalmente de acordo ao seu entendimento atual como criador, a IBC somente desenvolveu uma nova possibilidade para aqueles que ainda que possuam ancestralidade e registros American Bully, mas que já não mais tem interesses nos objetivos raciais desta, e sim no desenvolvimento de cães com outras características.

3- Mas eu quero buscar as características do Exótic Bully e quero registrar como American Bully, eu posso?
R: Pode, mas do ponto de vista da IBC você tem duvidas ainda do que quer criar ou desenvolver com relação a características rácicas.

4- Mas então não existe mais o American Bully Exotic?
R: Nós da IBC desconhecemos no mundo alguma entidade que regulamenta American Bully Exotic como uma variedade da raça, registramos o American Bully Miniatura, American Bully Pocket, American Bully Standard e American Bully XL, a colocação Exotic nunca foi uma variedade registrada, ela sempre foi usada para expressar características de alguns indivíduos que ao longo dos anos tomou tamanha proporção mundial que entendemos merecer a separação, para que aqueles que criam esses cães possam ter um caminho próprio com relação às novas características almejadas.

5- Mas na IBC o Exotic Bully é só entre cães que vem de Mix entre raças?
R: Não é verdade, a maioria das pessoas não parou para ler a proposta feita pela IBC, a base racial do Exotic Bully para a IBC é o American Bully com características Exoticas, a aceitação das inserções junto a esses cães se deu tão e simplesmente por elas já existirem clandestinamente, a IBC tão somente quer mapear de forma positiva essas inserções afim de que os futuros interessados nessa raça em formação possam dar credibilidade aos documentos nos estudos para cruzamentos futuros. Fundamental colocarmos que quando o indivíduo for fruto de inserção, ela será descrita no documento, quando ele for fruto de American Bullies que buscam uma nova característica visando os objetivos do Exotic Bully, ela também é descrita nos documentos dos cães registrados. Alguns temas se estendem de forma desnecessária, uma das questões principais se dá com relação à visão que as pessoas possuem sobre “pureza racial”, o qual ainda preferem algo do tipo “Tem inserção mais não foi eu que fiz” sobre “Sei que tem inserção foi o fulano que fez usando tal cão”.

6- Mas se eu registrar como Exotic Bully as pessoas vão pensar que meus cães são mestiços?
R: Isso cabe a você criador, e é de sua responsabilidade para com seus clientes deixar claro seus objetivos pessoais. Entendemos que aquelas pessoas que buscam o Exotic Bully (que certamente há de crescer muito como raça em nosso país) não estão em busca das características do American Bully, elas querem algo novo, algo com novas características e desenvolver isso de forma transparente. E apesar de complexo para o entendimento da maioria, é a melhor forma de construir um pool genético que possa ser confiável para o desenvolvimento das gerações futuras.

7- Mas eu acho que a IBC piorou tudo e discordo totalmente da separação, o que vocês da IBC pensam sobre isso?
R: Respeitamos e compreendemos sua posição, a IBC é somente uma entidade entre muitas outras, você pode registrar seus cães normalmente em inúmeras entidades pelo mundo dentro da sua proposta e seu entendimento, a IBC tão somente propôs algo que acredita ser benéfico para seus livros de registros, acreditando que tais posições serão benéficas para o desenvolvimento do American Bully, assim como, para o desenvolvimento do Exotic Bully. Obviamente todo pioneirismo sofre o bônus e o ônus, temos plena consciência com relação a isso e não estamos obrigando as pessoas a ter o nosso entendimento. Estamos sugerindo que as pessoas que tenham o mesmo entendimento que nós, nos ajudem a construir essa nova historia.

8- Mas eu quero competir como Exotic Bully, mas quero registrar como American Bully, eu posso?
R: Entendemos que você ainda esta refletindo sobre o que você de fato pretende criar. Até que tenhamos cães que alcancem a pureza racial por cruzamento (F4), esses cães estarão permitidos a entrar em pista, porém por tempo limitado.

9- Mas eu quero competir como American Bully, mas quero criar cães com as características de Exotic, eu posso?
R: Pode, mas dificilmente você vai ganhar alguma premiação significativa como American Bully dentro dos julgamentos nos eventos da IBC.

10- Mas eu cruzei dois American Bullies e nasceram cães diferentes, alguns muito abulldogados outros menos abulldogados, inclusive com tamanhos muito diferentes na mesma ninhada, o que devo fazer?
R: Inicialmente repensar seu plano de criação para que isso seja minimizado. A ideia da separação é exatamente para auxiliar nas gerações futuras para que o que está ocorrendo com você em um futuro próximo não aconteça com outras pessoas. Toda criação de cães possui variação entre os cães nascidos, há uma diferença entre a ligeira variação de características físicas e variação de características raciais, toda ninhada terá cães melhores e cães piores do ponto de vista do padrão racial a que ela pertence, no entanto, ter nascimento de características raciais distintas em uma mesma ninhada reforça a necessidade da separação para que isso seja minimizado ao longo do tempo, e não mais ocorra.

11- Mas mesmo com tudo isso eu ainda acho que meus Exóticos são de fato a seleção de Pit Bulls (ancestrais que foram sendo aprimorados para ter essas características) o que vocês pensam sobre isso?
R: Nós pensamos que de alguma maneira o seu entendimento sobre o que é um Pit Bull está equivocado.

12- Mas eu me sinto perdido e preciso de orientação, vocês podem me ajudar?
R: Será sempre um prazer para nós da IBC auxiliar aqueles que entendem que a IBC não quer conflito racial, a IBC quer desenvolvimento para esses cães e seus criadores.

13- Mas eu ainda acho que a IBC esta errada e sou totalmente contra a separação, o que eu posso fazer?
R: Leia os padrões dessas raças, entenda quais são os objetivos raciais das mesmas, entenda quais são os objetivos da separação, observe o enorme numero de conflitos ligados a esses temas, aprimore seu conhecimento, respeitamos a sua posição e entendimento, mas ainda assim, defenderemos o que acreditamos com respeito a todas as opiniões divergentes à nossa, auxiliados por todos aqueles que constroem a IBC dia a dia. As pessoas temem não a separação que a IBC propôs, as pessoas temem que elas possam se confundir com o que elas mesmas se propõem a criar. Esse universo é de fato bastante complexo e inclui o entendimento sobre herdabilidade. As pessoas possuem tamanhas duvidas visto que ao longo dos anos criaram tantos fenótipos diferentes, que em muitos casos impossibilitam as próprias entidades registradoras de aceitar ou não determinados cães para serem registrados em seus livros raciais.

Nós da IBC tão somente dentro do nosso entendimento oferecemos uma alternativa para aqueles que buscam o American Bully, que o desenvolvam em seu objetivo racial. E para aqueles que buscam o Exotic Bully, que o desenvolvam em seu objetivo racial tão e simplesmente. A grande maioria das pessoas não parou alguns minutos para ler o padrão que a IBC desenvolveu, tão pouco a proposta explicada passo a passo no site até que os indivíduos assumam a condição de serem considerados puros por seleção dentro da nova raça sugerida.

Att.
Equipe IBC

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email