Designer Dogs – Nossa visão.

O Conselho Administrativo da IBC votou por unanimidade a implementação de um programa no Brasil, ja iniciado em outros países do mundo para cães de raças mistas, permitindo que os cruzamentos sejam feitos de maneira regulamentada, auxiliando o desenvolvimento positivo que esse programa trás, que beneficia especialmente os cães, e é isso o que a IBC valoriza acima de tudo!

“Nosso objetivo no apoio de um programa projetado especificamente para raças mistas é compartilhar nossa paixão por cães, sem preconceitos!”

O Que são os “Designer Dogs”?

Os conhecidos Designer Dogs surgiram na década de 90 principalmente nos EUA, com uma proposta de recuperar o vigor híbrido de algumas raças de cães que sofreram com o excesso da consanguinidade em busca de pureza racial, a proposta dos Designer Dogs era inicialmente trabalhar a força da heterose na genética dos cães, utilizando basicamente a miscigenação de cães de raça pura, também conhecidos como mixbreed ou crossbreed, esse segmento visa sobretudo não mais seguir as regras da cinofilia tradicional, esses criadores estavam em busca de novas mestiçagens e novas características em cada projeto.

O que diferencia um Designer Dog de um cão “vira lata” ?

Cães ditos vira latas possuem ancestralidade incerta ou desconhecida, já no Designer Dogs existe uma seleção de cães de raça pura para a realização de um determinado mix, ainda que até os dias atuais esses cruzamentos ainda sofram bastante preconceitos da cinofilia tradicional, um fato inesperado vem ocorrendo nas últimas décadas e os Designer Dogs vem crescendo a cada dia encabeçados pelo sucesso e divulgação de cães como: Puggle, Labradoodle, Goldendoodle, Pomsky, Fluffy Bulldogs etc.

Angélica e Luciano Huck com um Labradoodle
Bradley Cooper com Goldendoodle
Lady Gaga e Tony Benet com Pomsky
Jamie Lee Curtis com Labradoodle
Jake Gyllenhaal com Puggle
Previous
Next

Como são reconhecidos os “Designers Dogs” no Mundo?

The ACHC (American Canine Hybrid Club) é hoje o principal clube registrador desses cruzamentos, orientando a necessidade de todos aqueles que desejam ingressar nos Designer Dogs sobre a importância do trabalho a ser feito em busca de cães melhores e bem selecionados para a realização das mixagens.

O crescimento dos Designer Dogs vem ocorrendo de forma tão expressiva no mundo que até mesmo o The Kennel Club (Entidade mais antiga do mundo fundada em 1873, responsável pelo reconhecimento de mais de 200 raças de cães existentes) abriu a possibilidade para que esses cães possam ser registrados de forma controlada, orientando seus criadores e projetos pessoais.

Designer Dogs e a IBC

A IBC em mais uma ação pioneira inicia no Brasil, oficializa os Designer Dogs – aconselhando a todos aqueles que ingressam nessa causa a fazerem projetos estudados com uma seleção rigorosa dos exemplares a serem utilizados.

A IBC entende que a oficialização dos Designer Dogs é de suma importância para a preservação da cinofilia tradicional, mantendo a continuidade das raças já existentes e suas características já fixadas, assim como, gerando a oportunidade para novos criadores que buscam novas características e fenótipos em seus projetos específicos.

Um cão fruto de um trabalho de Designer é de fato um cão miscigenado, no entanto, essa miscigenação deve ser controlada, selecionada e bem programa pelos seus idealizadores, através de exames de saúde e da escolha dos melhores exemplares a serem utilizados.

A IBC entende que os Designer Dogs ainda não são de conhecimento pleno entre o grande público do Brasil, mas compreende que o crescimento desse segmento no mundo nos últimos anos e algo inegável e irreversível.

Atenção!

Ao encontrar a raça desejada para registro, clique no botão ”Fazer o registro” e você  será redirecionado para a página de Serviços, onde você irá preencher normalmente o formulário e no campo de raças você irá selecionar a opção ”outras”.

Mini Bulldog (Toy Bulldog)

O Toy Bulldog é feito através do cruzamento de Bulldogs Franceses com Bulldogs Ingles e / ou Pugs. Atualmente, o termo "Bulldog de Brinquedo" é usado ocasionalmente para descrever uma variedade conhecida como "Bulldog Miniatura". 

Monster Bully

A formação desses cães se baseia na seleção de verdadeiros Muscle Dogs, cães visualmente impressionantes de grande densidade muscular, de expressão forte e marcante o Monster Bully passa uma imagem de força e poder contrastando com seu temperamento extremamente dócil, equilibrado e companheiro o que o torna um cão multifuncional, sua seleção esta baseada em exemplares das raças do universo Bull, em diversas combinações para se chegar nos cães extremamente musculosos e gentis, por exemplo: American Bully, American Bulldog, Old English Bulldog, Bulldog Ingles, Exotic Bully e Pit Monster.

Brazilian Pit Monster 

Os “Brazilian Pit Monster” permite traços genéticos das raças “Bulls & Mastiffs” na conformação e temperamento. Estes individuos devido a essa introdução genética tiveram um consideravel aumento de tamanho se comparado aos PitBulls antigos. O PitBull Clube do Brasil, reconheceu esses cães como uma nova Raça Brasileira, denominada então “Brazilian Pit Monster”, o temperamento deve ser um cão inteligente e dócil com as pessoas da casa. Deve ser destemido quando provocado ou sob comando.  As raças permitidas para acasalamento para se chegar no cão ideal são: Cane Corso, Presa Canário, Dogue Alemão, Mastiff Inglês, American Pitbull Terrier, American Bully, Bulldog Campeiro, Bullmastiff, Bulldogue Americano, Dogue de Bordeaux, Boerboel e Mastino Napoletano, Olde English Bulldogge e Pit Monster.

Shih-Poo

Um cruzamento encantador entre um Shih Tzu e um Poodle, o Shih-poo tem muita personalidade. Eles tendem a ser um pouco teimosos, mas quando você olha para aquele rostinho, você simplesmente não pode ficar bravo. Os Shih-poos podem ter pêlos mais ondulados (refletindo sua herança de poodle), mas também podem ter pêlos sedosos (semelhante ao do Shih Tzu).

Peek-A-Pom 

É um cruzamento entre os Pomerânias e os Pequineses. Eles são engraçados, doces e enérgicos, também conhecidos como Peekapom e Pominese, esses cachorros híbridos irão encantá-lo! De seus pais de raça pura, esse pequeno cão herda uma grande personalidade. Peek-A-Pom é carinhoso e curioso, dedicado à sua família e sempre disposto um afago. Embora principalmente criado para ser um cão de companhia, o mesmo que seus pais, o Peek-A-Pom herda uma natureza cautelosa e vigilante, que o deixa desconfiado de estranhos e muito alerta.

Labradoodle

O Labradoodle é um cão alegre, inteligente e gentil para com humanos e outros animais. É um cachorro com senso de humor e muita energia. Eles são fáceis de treinar e muito esportivos. É uma combinação entre um Poodle e um Labrador. O Labradoodle combina inteligência com uma aparência encantadora. O cão é usado como cão-guia para pessoas com deficiência visual e como cão de companhia.

Cavachon

É a combinação do Cavalier King Charles Spaniel e Bichon Frise juntos e misturados para fazer uma adorável bolinha de fofura!

Siberian Retriever

Os labradores reinaram como uma das raças de cachorros mais populares há quase 30 anos, portanto, não é de surpreender que suas características sejam o desejo frequentemente em raças mistas. Esta combinação com um Husky Siberiano é um pouco menor do que seus primos de raça pura.

Shorkie 

Você pode facilmente pegar um Shorkie - um híbrido Shih Tzu e Yorkshire terrier - com uma mão para um abraço rápido, eles normalmente pesam menos de 6 kg!

Chiweenie

A única coisa mais bonita que o nome é o próprio cachorro. Este híbrido de tamanho pequeno tem a inteligência de um chihuahua e a natureza espirituosa de um Dachshund.

Weimador

Os Weimaraners possuem pelagem cinza-prateados como marca registrada, mas combinando os um com um labrador e você os verá em uma grande variedade de cores! Com dois pais atléticos, esses filhotes podem exibir uma energia sem limites, mas um temperamento amigável.

French Pomerdog

O French Pomerdog é um cruzamento entre um Bulldog Francês e um Pomerania, que é pequeno em tamanho, mas atinge o máximo de fofura. Suas orelhas grandes e pêlos felpudos dão a aparência atraente de um brinquedo de pelúcia, com um caráter amoroso! 

Border Collie-Sheltie

Embora eles ainda não tenham um nome divertido, a combinação de Border Collie e Shetland é incrível. Eles são gentis, atléticos e muito fotogênicos.

Yorkipoo

Com aproximadamente 15kg ou menos, os cruzamentos de Yorkshire com o Poodle se casam com o melhor dos dois mundos. Esses companheiros inteligentes e divertidos obtêm o benefício da pelagem hipoalergênica de ambos os pais.

Corgidor

Pegue um Welsh Corgi e um Labrador Retriever, e você terá um cão de peso médio e pernas curtas. Saber que tipo de Corgi seu filhote possui também pode fornecer informações valiosas, pois o Cardigan Welsh Corgis fica maior que o tipo Pembroke

Cockapoo

O Cockapoo cruzamento entre o Cocker Spaniel e o Poodle é um dos cães de raça mista mais populares. Eles podem ser facilmente treinados, tornando-os uma ótima opção para as famílias.

Chug 

O Chug (uma mistura de Chihuahua e Pug) é certamente interessante! Eles são do tamanho perfeito para abraçar no seu colo, o que tornou essa raça mista cada vez mais popular.

Morkie

Morkies são frutos de um cruzamento muito fofo entre um maltês e um yorkshire terrier. Eles são pequenos, mas certamente não são tímidos! Os Morkies tendem a amar a atenção e a proteger suas família

Pomsky

Embora eles possam variar dentro da mesma ninhada, pense em Pomskies como pequenos cães siberianos de puxar trenós, graças ao DNA do Pomerânia. Esses pequenos geralmente pesam entre 9 a 15 kg

Schnoodle

Schnoodle é outro ótimo híbrido de poodle. Desta vez, a cruza está com um Schnauzer. Inteligente e brincalhão, esse mix pode realmente variar entre cachorrinhos pequeninos e enormes mais de 30kg

Whoodle

Eles são uma mistura do Wheaten Terrier e um Poodle com uma pelagem que também é hipoalergênica.

Docker 

O fabuloso Docker, é um pouco Dachshund e um pouco Cocker Spaniel. De tamanho médio, esses divertidos mestiços são surpreendentemente atléticos e fáceis de treinar!

New English Bulldog

O New English Bulldog foi criado em 2013, são cães muito menores e mais encorpados que um Olde English Bulldogge. Para chegar no objetivo pode se utilizar diferentes raças de Bulldogs, como o Modern English Bulldog, Pacific Bulldog, Exotic Bully e alguns outros também podem ser misturados e registrados como "New English Bulldog". O que os diferenciam do Old English Bulldog que é a recriação dos Bulldogs de trabalho dos velhos tempos. O New English Bulldog é um Bulldog Inglês alternativo, não um cão de trabalho.

GoldenDoodle

Este híbrido muito popular, ele é metade Golden Retriever e metade Poodle. Se você tiver sorte o suficiente para possuir um, terá um amigo leal que está sempre pronto para brincar.

American Bandogge Mastiff

Os American Bandogge Mastiff foram criados com base apenas em linhagens que têm temperamento, fenótipo, e habilidade de trabalho. A maioria dos cães são oriundos de cruzamentos entre cães do universo Bull x Molossos. O American Bandogge Mastiffs são cães robustos, de forte ossatura e musculos, intimidante quando visto e feroz quando provocado. Um cão poderoso com capacidade de parar um homem. Os cães de hoje em dia devem desempenhar o mesmo papel que os cães desempenhavam no velho mundo, devem se sair bem no trabalho de proteção pessoal, trabalho esportivo e como guardião de propriedade. Crânio largo, focinho curto a longo com mordidas poderosas, ombro largo, peito poderoso com uma parte traseira correspondente, o Bandog viveu através dos séculos como ainda nos dias atuais. Este é o American Bandogge Mastiffs em toda a sua glória.

Puggle

Puggles são uma mistura de raças vindos do Pug e do Beagle. Eles têm poucas rugas do Pug, já o focinho, orelhas e cauda mais longos de um Beagle - uma aparência que faz comparações com Mastiffs em miniatura. Esta aparência única e sua natureza amigável impulsionaram um rápido aumento de popularidade desde que o primeiro Puggle foi criado nos anos 90. As pessoas que os criam esperam ter o melhor dos dois mundos: por exemplo, a personalidade descontraída do Pug e o nariz mais comprido do Beagle, o que facilita a respiração. 

American Bullnese

São conhecidos como pequenos e engraçados, os cães Bullnese com certeza vão trazer um sorriso ao rosto de qualquer pessoa. Eles são uma mistura entre o Bulldog Francês e o Pequinês. Em 1989, o American Bullnese foi desenvolvido por um criador na Flórida chamado Robert E. Rice, que queria criar uma raça adorável. Rice originalmente criou cinco raças diferentes antes de terminar com a mistura final entre o Bulldog Francês e o Pequinês. A raça tem um corpo musculoso de ossatura pesada, com uma pelagem de cores variadas. Seu objetivo é proporcionar companheirismo e alegria às famílias.