Perfil Bully 09 – Milla, Cadin e Ju

Nona entrevista, da série Perfil Bully, para conhecer melhor os criadores que são destaque no Brasil. Apresentamos: Milla, Cadin e Ju –  XB Kennel

Referência na introdução de cães miniatura no Brasil no segmento bully e com um trabalho 100% focado em micro bullies. O trio, Milla, Cadin e Ju, é responsável por grandes investimentos e importações importantes que contribuem com o pool genético do país, sendo fundamentais para para o desenvolvimento de diversos canis da variedade micro/mini.

Venha conhecer mais sobre o XB Kennel e toda sua história

Por Gustavo Josetti – 04 de março de 2021

 

01) Como conheceram o American Bully e qual foi o primeiro impacto com a raça?

Eu comecei criando Pit Bulls em 1996, já era apaixonado por cães e me apaixonei ainda mais pela raça, mas à medida que o nome da raça ia crescendo, crescia também a fama de animal agressivo e não confiável – comecei então a estudar sobre comportamento.

No meu programa de criação vi a necessidade de selecionar cães mais dóceis e equilibrados, mas ainda assim era uma raça que sofria, e sofre até hoje, muita descriminação e mesmo sendo essa seleção de indivíduos mais tranquilos, as pessoas não podiam levá-los a qualquer lugar.

Pensando nisso imaginei que conseguindo chegar em um indivíduo menorzinho talvez pudesse proporcionar uma vida social melhor para eles e suas famílias. Foi aí que conheci o American Bully que representava justamente esse objetivo de cães que, mesmo impactantes pelo visual robusto e cara de mau, já tinha como padrão ser um animal mais calmo, sociável e submisso; porém ainda assim eram cães de porte grande e sentia a necessidade de continuar na busca por algo que fosse realmente uma miniatura

Em uma conversa com a Milla comentei sobre, ela ainda não conhecia a raça, mas sempre foi apaixonada por cães, eu tinha duas cadelas e tirei a primeira ninhada. Quando ela teve o primeiro contato se apaixonou logo de cara, isso foi em 2015, ali começava nosso sonho juntos, começamos a montar o planejamento e cada vez mais víamos que além dos pequenos serem nossa paixão, o mercado também dava sinais que caminhava para a miniaturização, começamos a ver outras raças também em portes miniaturas e cada vez mais a certeza que esse era nosso objetivo.

Cadin Menezes – XB Kennel

02) Por que escolheram trabalhar exclusivamente com a variedade Micro? Chegaram a ter American Bullies de outras variedades antes?

A escolha pelos micros já era um sonho desde a época dos Pit Bulls e se confirmou após fazermos um plano de negócio que apontava sobre a miniaturização em outras raças, sobre as pessoas morando cada vez em espaços menores e principalmente pelo comportamento da raça – que favorece que eles sejam mascotes ideais e sendo de porte pequeno é fácil de carregar no colo e poder levá-los para qualquer lugar.

O início foi com duas cadelas pockets baixas, que tinham ancestrais de porte pequeno, naquela época os micros ainda eram raros de se encontrar.

XB Kennel

03) Qual a importância de investimentos na criação de American Bully, ainda mais na variedade com mais novidades e notoriedade que são os micros?

No início um American Bully miniatura era mais um sonho que de fato um objetivo, por que até então ainda não tínhamos visto pessoalmente algo que representasse verdadeiramente esse alvo.

Por isso a grande necessidade de investirmos na busca por exemplares, que além de serem minis, também carregavam no pedigree histórico de ancestrais pequenos e isso nós só encontrávamos lá fora e com muita dificuldade, pois quem tinha não queria vender. Ficamos quase um ano pesquisando para então conseguirmos trazer o saudoso Rip Lil Taz, que sem dúvidas foi o pontapé inicial do nosso projeto.

Acreditamos que a maior importância de investimento na criação é poder ter acesso a determinados materiais genéticos que não temos aqui e que proporcionam a evolução não só diretamente para quem traz, mas também para todo o cenário nacional

Rip Lil Taz

04) Quais as principais dificuldades de manejo com cães tão pequenos?

Os pequenos são supertranquilos de lidarem, podemos dizer que no manejo geral se iguala aos maiores com a facilidade de serem menores, porém listaria como maior dificuldade a reprodução: todo o processo acaba sendo um pouco mais minucioso, desde a inseminação, gestação e principalmente os cuidados com os neonatos, se não ‘ficar em cima’ podem vir a óbito muito rápido.

Milla Couri – XB Kennel

05) Como lidam com a alta taxa de mortalidade de cães micros e exotics?

Aqui buscamos trabalhar isso de várias formas, desde a seleção de matrizes com boa aptidão materna, a saúde e morfologia dos envolvidos na cruza, até a capacitação de uma equipe que fica por conta deles 24 horas por dia e médicos veterinários especializados em neonatologia que buscam se especializar cada vez mais sobre as peculiaridades dessa raça e desse padrão.

GB Daytona of XB Kennel

06) Qual o principal conselho sobre saúde que podem dar para quem deseja ter um micro?

Para quem deseja ter como companhia: busquem principalmente por procedência, quem trabalha com respeito pela vida tem obrigação de oferecer animais saudáveis independentemente do tamanho.

No caso dos braquicefálicos atenção, a princípio, somente com exercícios físicos e calor excessivo.

Aos que buscam para reprodução: busquem promover a miniaturização de forma consciente, não invente a roda buscando atalhos que poderão te prejudicar mais na frente, não basta indivíduos pequenos sem herdarem genética dessa característica no sangue.

Selecione indivíduos menores, porém sem serem debilitados, muitas vezes vemos cães baixos que ficaram pequenos, não por terem essa característica no sangue e sim, por uma má formação ou uma nutrição inadequada que não permitiu o melhor desenvolvimento.

07) Vocês criam American Bully e Exotic Bully, ambos micros. Qual a diferença entre eles? Já fazem o registro como raças separadas?

Sim criamos American Bully e Exotic Bully miniaturas, com foco no padrão escrito pela IBC.

Tirando a parte mais técnica descrita no padrão, de forma mais simplificada possível, ao nosso ver os American Bullies lembram mais o formato dos Pit Bulls e os exóticos mais aos bulldogues.

Aqui não trabalhamos com registro separado por acreditarmos que eles sejam mais uma variação de fenótipo, dentro da raça American Bully, do que de fato como uma raça nova.

Tendo em vista que na mesma ninhada podem nascer indivíduos com características mais clássicas e outros mais abulldogados e acreditamos que essa separação deve ser feita, igual se faz para definir a categoria, após 12 meses.

XB: American Bully x Exotic Bully

08) Já produziram algum cão que é a personificação do seu objetivo na raça ou ainda pretendem chegar lá?

Acreditamos que essa busca pela evolução será eterna. A personificação do objetivo é algo que ao nosso ver sempre será o combustível para nossa busca diária, cada melhoramento é uma vitória que nos impulsiona a buscar desafios ainda maiores.

Graças a Deus somos muito felizes pelos resultados alcançados até aqui, mas cientes que o processo ainda é longo.

Podemos destacar que o XB Cisco é um objetivo que nos agrada muito dentro do padrão American Bully e o XB MineCraft no padrão Exotic Bully.

XB Nacho & XB Minecraft

09) Como avaliam, de uma maneira geral, o plantel nacional? Acreditam que os cães baixos são um caminho sem volta?

Avaliamos de forma muito positiva o plantel nacional. Muitos falam que estamos distantes do nível lá de fora, mesmo tendo uma diferença absurda no que se refere a investimentos feitos, na nossa opinião não ficamos muito distantes do restante do mundo.

Lá fora tem muita coisa ruim, só que ninguém vê. Acreditamos que essa diferença se dá maior por que de lá só temos acesso ao que eles querem que vejamos.

As mídias sociais da mesma maneira que facilitaram conhecermos cães de todo mundo também acabam passando uma referência um pouco distorcida da realidade, pois cada um só posta ou divulga aquilo que considera acima da média e por aqui acabamos tendo acesso a tudo – por isso talvez uma falsa sensação que estamos mais distantes

Sobre cães baixos acreditamos que de fato vieram para ficar, mas não significa que os demais acabarão, tem espaço para todos.

O grande barato do American Bully, ao nosso ver, é justamente a variedade de tamanhos e fenótipos, que por sua vez agradam uma variedade de gostos e faz com que o movimento se torne cada vez maior

Ju Barbosa – XB Kennel

10) Deixe uma mensagem final para quem está lendo essa entrevista.

Primeiramente agradecer pela oportunidade de mostrar um pouco do nosso trabalho e ao carinho das pessoas com os nossos pequenos, diariamente recebemos esse carinho via mensagens e ficamos muito felizes, gostaríamos de agradecer profundamente!

Para quem quiser nos conhecer mais, convido a seguir nossas redes sociais, ou se preferirem nos fazer uma visita, estamos de portas abertas para recebê-los!

Somos apaixonados pelo que fazemos!  Desejamos a todos muito sucesso na vida e nos projetos.

Acreditem nos seus sonhos. Coloquem Deus na frente e vão pra cima!

XB Kennel

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email