Designer Dogs – Nossa visão.
O Conselho Administrativo da IBC votou por unanimidade a implementação de um programa no Brasil, ja iniciado em outros países do mundo para cães de raças mistas, permitindo que os cruzamentos sejam feitos de maneira regulamentada, auxiliando o desenvolvimento positivo que esse programa trás, que beneficia especialmente os cães, e é isso o que a IBC valoriza acima de tudo!
“Nosso objetivo no apoio de um programa projetado especificamente para raças mistas é compartilhar nossa paixão por cães, sem preconceitos!”
O Que são os “Designer Dogs”?
Os conhecidos Designer Dogs surgiram na década de 90 principalmente nos EUA, com uma proposta de recuperar o vigor híbrido de algumas raças de cães que sofreram com o excesso da consanguinidade em busca de pureza racial, a proposta dos Designer Dogs era inicialmente trabalhar a força da heterose na genética dos cães, utilizando basicamente a miscigenação de cães de raça pura, também conhecidos como mixbreed ou crossbreed, esse segmento visa sobretudo não mais seguir as regras da cinofilia tradicional, esses criadores estavam em busca de novas mestiçagens e novas características em cada projeto.
O que diferencia um Designer Dog de um cão “vira lata” ?
Cães ditos vira latas possuem ancestralidade incerta ou desconhecida, já no Designer Dogs existe uma seleção de cães de raça pura para a realização de um determinado mix, ainda que até os dias atuais esses cruzamentos ainda sofram bastante preconceitos da cinofilia tradicional, um fato inesperado vem ocorrendo nas últimas décadas e os Designer Dogs vem crescendo a cada dia encabeçados pelo sucesso e divulgação de cães como: Puggle, Labradoodle, Goldendoodle, Pomsky, Fluffy Bulldogs etc.
Como são reconhecidos os “Designers Dogs” no Mundo?
O The ACHC (American Canine Hybrid Club) é hoje o principal clube registrador desses cruzamentos, orientando a necessidade de todos aqueles que desejam ingressar nos Designer Dogs sobre a importância do trabalho a ser feito em busca de cães melhores e bem selecionados para a realização das mixagens.
O crescimento dos Designer Dogs vem ocorrendo de forma tão expressiva no mundo que até mesmo o The Kennel Club (Entidade mais antiga do mundo fundada em 1873, responsável pelo reconhecimento de mais de 200 raças de cães existentes) abriu a possibilidade para que esses cães possam ser registrados de forma controlada, orientando seus criadores e projetos pessoais.
Designer Dogs e a IBC
A IBC em mais uma ação pioneira inicia no Brasil, oficializa os Designer Dogs – aconselhando a todos aqueles que ingressam nessa causa a fazerem projetos estudados com uma seleção rigorosa dos exemplares a serem utilizados.
A IBC entende que a oficialização dos Designer Dogs é de suma importância para a preservação da cinofilia tradicional, mantendo a continuidade das raças já existentes e suas características já fixadas, assim como, gerando a oportunidade para novos criadores que buscam novas características e fenótipos em seus projetos específicos.
Um cão fruto de um trabalho de Designer é de fato um cão miscigenado, no entanto, essa miscigenação deve ser controlada, selecionada e bem programa pelos seus idealizadores, através de exames de saúde e da escolha dos melhores exemplares a serem utilizados.
A IBC entende que os Designer Dogs ainda não são de conhecimento pleno entre o grande público do Brasil, mas compreende que o crescimento desse segmento no mundo nos últimos anos e algo inegável e irreversível.
Atenção!
Ao encontrar a raça desejada para registro, clique no botão ”Fazer o registro” e você será redirecionado para a página de Serviços, onde você irá preencher normalmente o formulário e no campo de raças você irá selecionar a opção ”outras”.