BULDOGUE AMERICANO

Introdução: Em termos históricos o Buldogue Americano foi desenvolvido basicamente como uma raça de trabalho (utilidade) em fazendas. Naspropriedades rurais das regiões sul e sudeste dos Estados Unidos, onde a raça se originou, eles eram usados para a lida com gado e porcos selvagens. Era também parte integrante das famílias, contribuindo ainda na proteção pessoal e das propriedades. As características essenciais do American Bulldog são as que o tornam capaz para apanhar tanto gado quanto porcos selvagens, como cão de guarda pessoal e da propriedade. Essas tarefas requerem um cão poderoso, ágil e de confiança, com uma cabeça grande e poderosos maxilares. O American Bulldog é corajoso o bastante para encarar um terrível boi ou um intruso. Agressivo o bastante para lutar com um urso ou um porco selvagem, mas gentil o bastante para um cão de companhia e amável com a família.

– Aspecto Geral: O Buldogue Americano é um animal bem balanceado, de pêlo curto, atlético e musculoso. Demonstram grande força, resistência e agilidade, poderosamente construído, mas ativo. Os machos são caracteristicamente maiores, de ossatura mais pesada e mais musculosos que as fêmeas.

– Estrutura óssea: de media para pesada, capaz de aguentar um cão grande.

– Temperamento: Os Bulldogs Americanos devem ser alertas, extrovertidos e confiantes, sem sinal de medo ou timidez. Manter a distância e reserva com estranhos é aceitável. A demonstração de certa agressividade a outros cães também não é considerada falta.

Faltas: Agressividade ou timidez excessiva

– Tamanho: Tipo Standard: Machos do tipo Standard devem preferencialmente medir entre 55 e 68 cm na cernelha e pesar entre 34 e 43 quilos. Fêmeas: 53 até 63 cm, 27 até 38 quilos.

Tipo Bully: Machos do tipo Bully devem preferencialmente medir entre 55 e 68 cm na cernelha e pesar entre 40 e 55 quilos. Fêmeas: 53 a 66 cm, 33 a 47 quilos.

Nota: As proporções gerais do cão são de grande relevância na avaliação do peso.

– Cabeça: A cabeça deve ser grande e larga, plana na parte superior, de aparência quadrada, com o stop (união do focinho com o crânio) muito bem definido. Deve ser de comprimento médio, com músculos faciais bem pronunciados.

Tipo Standard: Um formato compacto ou de cunha é ideal.

Tipo Bully: Um formato grande arredondado é ideal.

– Focinho: O focinho deve ser largo com narinas bem abertas. Os lábios devem ser cheios e pigmentados; alguma pigmentação rosa é permitida. O queixo é bem definido e não deve se sobrepor ou cobrir os lábios superiores.

Tipo Standard: O focinho deve medir de 5 a 10 cm. Proporcionalmente deve representar entre 35% a 45% o comprimento total da cabeça.

Tipo Bully: O focinho deve medir entre 5 e 7,5 cm. Proporcionalmente deve representar entre 25% a 35% do comprimento total da cabeça.

Faltas: Lábios Suspensos. Focinho estreito. Máscara preta cheia.

Observação: o focinho deve ser proporcional ao tamanho e tipo da cabeça.

– Trufa: A cor preferida é preta. Vermelho, marrom, cinza ou pálida são também aceitos.

Faltas estéticas: Trufa cor-de-rosa ou despigmentada.

– Dentição: Os dentes devem ser de médios a grandes e não visíveis quando a boca estiver fechada. Os lábios são moderadamente grossos, e preferencialmente pigmentados; algumas partes despigmentadas são permitidas.

Tipo Standard: prefere-se um prognatismo inferior leve (tesoura invertida). Prognatismo inferior até 0,6 cm é aceitável.

Tipo Bully: prognatismo inferior entre 0,6 e 1,3 cm, dependendo de tamanho do cão e a forma do crânio. Uma margem de erro de mais ou menos 0,3 cm é aceitável.

Faltas: pequenos dentes ou incisivos tortos.

Desqualificação: prognatismo exagerado, retroprognatismo (“prognatismo superior”), ou boca torta (torção de mandíbula).

Tipo Bully: Desqualificação: mordedura em torquês ou em tesoura.

Observação: o Buldogue Americano é uma raça de trabalho e não deve ser imposta penalidade para dentes quebrados ou ausentes.

– Olhos: Devem ser arredondado ou em forma amendoada, de tamanho médio, inseridos separados. Cor: Preferencialmente devem ter a cor marrom. É também comum a ocorrência das cores azuis, cinza e verde. A terceira-pálpebra não deve ser visível. Pálpebras pigmentadas são preferíveis.

 Faltas estéticas: Olhos de cores diferentes um do outro. Pálpebras cor rosa. Terceira-pálpebra excessivamente visível.

Falta séria: Olhos louçados, cruzados e/ou assimétricos.

– Orelhas: As orelhas devem ter inserção alta e serem de tamanho pequeno para médio, portadas próximas à cabeça. Podem ser caídas, semi-levantadas, ou em rosa.

– Faltas: Orelhas cortadas. Orelhas muito longas.

– Pescoço: Levemente arqueado, muito musculoso, e de comprimento moderado, afilando-se levemente do ombro em direção à cabeça.

Tipo Bully: O pescoço deve ter quase o mesmo tamanho da cabeça
Faltas: Pescoço muito curto e largo; pescoço esguio ou frágeis.

– Corpo: Largo, com peito profundo; deve ser compacto e bem balanceado. O peito não deve ser estreito ou excessivamente largo, e nem os ombros devem estar empurrados para fora ou para dentro. O dorso deve ser largo e moderadamente curto, mostrando grande força.

– Peito: O peito deve ser profundo (com amplo espaço para o coração e pulmões) e moderadamente largo, dando a aparência de poder e capacidade atlética. Em geral a parte frontal deve ser reta e bem balanceada. O peito não deve ser estreito, ou excessivamente largo.

– Costelas: bem arqueadas junto à coluna, dando ao corpo profundidade o bastante para atingir pelo menos os cotovelos, ou em cães adultos, um pouco mais abaixo;

– Linha Superior: inclina suavemente (descentente) de uma bem marcada cernelha ao musculoso e largo dorso;

Faltas: O dorso não deve ser estreito, excessivamente longo, ou selado.

– Lombo: curto e largo, e ligeiramente arqueado, unindo-se à uma garupa moderadamente inclinada;

– Flanco: moderadamente esgalgado e firme;

Nota: O grau da falta irá depender de como essa(s) afeta(m) as habilidades de trabalho e movimentação do cão.

– Posteriores: Largos, bem musculosos, com músculos bem inseridos demonstrando velocidade e força, más não tão largos como nos ombros. Não deverá ocorrer falta ou excesso de angulação das pernas traseiras.

Faltas sérias: Posteriores estreitos ou frágeis; joelhos excessivamente angulados ou retos; quartelas fracas; jarretes fechados ou abertos; pernas formando tesoura; pernas curvadas.

– Pernas: As pernas devem ser fortes, com ossos moderados a pesados. As pernas dianteiras não devem ser inseridas muito próximas ou demasiadamente afastadas umas das outras. As quartelas devem ser fortes, firmes e retas. As pernas traseiras devem ser moderadamente anguladas e paralelas entre si.

Faltas: ombros retos ou inchados; cotovelos jogados para fora ou “presos” embaixo do peitoral; pernas dianteiras curvadas; quartelas fracas; pés virados para dentro ou para fora.

Faltas sérias: Pernas dianteiras excessivamente arqueadas; Joelhos retos ou excessivamente angulados; jarretes de vaca ou abertos; jarretes frágeis; pernas arqueadas.

– Pés: Os pés devem ser arredondados, de tamanho médio; os dedos devem ser arqueados, juntos e firmes.

Faltas: Pés espalmados ou unhas tortas.

Nota: A seriedade dessa falta deve ser proporcional à quantidade de faltas apresentadas pelos pés do animal.

– Rabo: Forte na raiz estreitando-se na direção do calcanhar, na posição relaxada. O rabo é carregado levantado quando excitado ou caminhando. Um rabo levantado é preferido, mas qualquer forma de carregamento do rabo, desde levantado, quando o cão está excitado, até relaxado entre os calcanhares, é aceitável. O rabo não deve terminar num circulo completo.

Faltas: Rabo enrolado sobre o dorso; rabo “saca-rolhas”, ou torto.

Nota: O rabo em estado natural é preferido. O rabo cortado é aceitável, mas é considerado uma falta cosmética.

– Movimentação: Quando em trote a movimentação deve ser “balanceada e suave”, demonstrando grande velocidade, agilidade e poder. A movimentação é sem esforço, suave, poderosa e bem coordenada, mostrando bom alcance e direção. O cão não deve caminhar com passo excessivamente aberto. Quando a velocidade aumenta, as patas tendem a convergir para a linha central do corpo, de forma a manter o equilíbrio. A linha superior permanece firme e aprumada, paralela com a linha do movimento.

Vistas de qualquer posição, as pernas não viram nem para fora nem para dentro; as patas não cruzam ou interferem no movimento da outra. Movimentação pobre deve ser penalizada na medida em que prejudica a sua habilidade para desenvolver suas tarefas.

As passadas dos cães do Tipo Bully terão um alcance e flexibilidade menor que os do Tipo Standard.

Faltas: Pernas não movimentando no mesmo plano; pernas dianteiras e traseiras se cruzando; pernas dianteiras ou traseiras se movimentando muito próximas umas das outras, ou se encostando; passadas “remadas”; andar de lado.

– Pelagem: O pêlo deve ser curto e suave, mas áspero ao toque.

Desqualificação: Pelo longo ou ondulado.

– Cores: Branco sólido; Qualquer cor ou qualquer padronagem, incluindo: preto, vermelho, castanho, bege, cor de cervo, marrom, cinza, mogno, creme, caramelo e todas as variações tigradas (branco, vermelho, amarelo, azul, marrom, preto ou cinza).

Faltas: Qualquer cor sem no mínimo 25% de branco.

Desqualificação: Cães com qualquer quantidade de Merle.

Notas:

– Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, descidos e acomodados na bolsa escrotal.

 – Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física, cegueira ou surdez, unilateral ou bilateral deve ser desqualificado.

 – Qualquer cão que apresentar sinais de desvio de comportamento devem ser desqualificados (Cães extremamente agressivos ou tímidos). Timidez: Um cão não deverá ser demasiadamente tímido, recusando-se a ficar em pé para ser examinado, se encolher na presença do juiz; se ele se amedrontar com uma aproximação por trás, se ele se assustar demasiadamente com barulhos incomuns e repentinos. Os filhotes não devem ser punidos severamente nesse critério. Com maturidade e socialização, a confiança dos mesmos deve melhorar. Agressividade excessiva: Um cão que atacar, ou tentar atacar, o juiz ou o handler sem ser provocado, deve ser considerado excessivamente agressivo. Considera-se, contudo aceitável um cão com atitude agressiva ou provocativa em relação a outros cães.

– É desqualificante cães com pelos compridos e enrolados, com retroprognatismo (“prognatismo superior”), no tipo bully: Mordedura reta ou em tesoura.

– Faltas cosméticas: Falta cosméticas são aquelas de pouca gravidade. Uma falta não especificada como “cosmética” deverá necessariamente estar relacionada com a estrutura do cão, já que essa última está relacionada com a capacidade de trabalho do animal.

– Faltas estruturais: Essas faltas estão associadas á própria estrutura ou à movimentação do animal. Essas faltas devem ser medidas de acordo com a gravidade das mesmas e na capacidade de trabalho do animal.

Em uma exposição ou outro tipo qualquer de avaliação, o cão deve sempre ser penalizado em proporção direta à gravidade da falta. Qualquer falta que é extrema deve ser considerada como uma falta séria e deve ser penalizada apropriadamente.

Nota: Fatores que são desqualificados ou penalizados em exposições de beleza e de conformação não devem de forma alguma serem consideradas passíveis de desqualificação em “provas de trabalho”, ou mesmo tirar qualquer mérito que um cão possa ter conseguido em “provas de trabalho”. Uma exposição de conformação é apenas isso, conformação, não sendo de forma alguma para ser considerada como julgamento das habilidades de trabalho de um cão. Não existe contudo, desculpas para cães com temperamento inadequado sendo que esses cães devem ser, dentro do possível, desqualificados tanto de eventos de trabalho como de conformação.

Prefere-se que fêmeas no cio não participem de exposições.

Pontuação para Julgamento de Conformação
Corpo
Ombros: 10 Pontos
Peito: 10 Pontos
Posteriores: 10 Pontos
Pernas: 05 Pontos
Pescoço: 05 Pontos
Pés: 05 Pontos
Rabo: 05 Pontos
Pêlo: 05 Pontos
Subtotal: 60 Pontos

Temperamento: 10 Pontos
Proporções: 05 Pontos
Movimentação: 05 Pontos
Subtotal: 20 Pontos

Cabeça
Tamanho e Forma: 10 Pontos
Focinho: 05 Pontos
Mordida/Dentes: 05 Pontos
Subtotal: 20 Pontos

Total Geral: 100 Pontos