Cores de Cães

Cores de cães 

Primeiro passo: Aprenda a diferenciar os tipos de melanina:

Todas as cores e padrões de pelagem em cães são criados por melanina, que pode ser classificada em dois tipos: 

       1 Eumelalina – responsável pela escala de coloração que vai do marrom claro (lilac) ao preto; 

       2 Feomelanina – responsável pela escala de coloração que vai do amarelo claro (creme) ao vermelho. 

Cada um dos pigmentos tem uma cor “padrão”, que pode ser modificado por outros genes.

Eumelanina:

Eumelanina é, por padrão, o pigmento preto. Todas as áreas negras de um cão são causadas por células que produzem eumelanina. No entanto, existem genes que transformam a eumelanina em outras cores: no azul, chocolate ou lilás. Isso ocorre porque alguns genes restringem e/ou alteram a produção de eumelanina. 

Além de ser encontrada na pelagem, a eumelanina está presente em outras partes do cão que possuem pigmento – mais notavelmente os olhos (íris), nariz, unhas e coxins. O nariz será preto, chocolate, azul ou lilás, dependendo do tipo de eumelanina que o cão pode produzir. Isso significa que a pigmentação dessas áreas também são afetadas, tornando se mais claras.


Desta forma, o preto pode ser transformado em chocolate (Locus B). 

O Azul é o preto diluído (Locus D).

O Lilás é o chocolate diluído (Locus D).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Feomelanina (Fulvo / Fawn):

O segundo tipo de pigmento é a feomelanina. Esse pigmento varia do creme ao vermelho, que abrange desde vermelho escuro (como Setters Irlandeses) até o creme leve (do Labrador), abrangendo ouro, amarelo e laranja. 

A feomelanina é produzida apenas na pelagem, desta forma não influencia na cor dos olhos ou do nariz, então quaisquer genes que afetem a cor/intensidade da feomelanina não afetarão os olhos ou nariz.

A variação de cor da feomelanina não produz cores distintas (como na Eumelanina que pode transformar o preto em chocolate), mas sim apenas uma cor, que varia em intensidade.


Feomelanina e Eumelanina juntos:

Alguns cães tem Feomelanina e Eumelanina em sua pelagem, como mostrado a seguir:

Sable: Apresenta uma mistura dispersa de eumelanina e feomelanina.

 

Tan Point (conhecido como “Tricolor”): Nota se que os cães tem limites de cores muito mais definidos entre os dois pigmentos.

 

 

Branco (White)

O branco não é exatamente uma cor, a pelagem branca em cães não é causada por algum pigmento, mas sim por falta do pigmento. Às vezes, todo o animal é afetado, como em albinos, e às vezes apenas partes dele são afetados, como em cães com marcações brancas. 

Essa distribuição (marcação) das áreas brancas no pêlo, não afeta necessariamente a íris, nariz, unhas e coxins. E podem ser divididos na seguinte forma: 

  1. Branco Sólido: Animal com pelagem toda branca, podendo apresentar manchas bem pequenas na cauda, orelha ou pata. 

 

      2 Pied: Animal com pelagem quase toda branca apresentando poucas manchas em qualquer parte do corpo.

 

     3 Branco + Cor:  Resulta em indivíduos brancos com algumas manchas espalhadas pelo corpo (com predominância do Branco)

 

      4 Cor + Branco: Também conhecido como “Colar irlandês”, que tem como característica focinho e/ou patas e/ou ponta da cauda e/ou tórax e/ou ventre e/ou pescoço marcado de branco. Com predominancia da cor.

 

     5 Cães nenhuma mancha branca.

Há também um segundo tipo de branco, que é causado pela diluição acentuada do pigmento vermelho (feomelanina), fazendo com que as células produzam menos partículas de pigmento do que o normal, de modo que a cor fica mais clara. Se for diluído o suficiente, pode se tornar branco. Muitos cães brancos têm um leve brilho de marfim/creme em sua pelagem porque suas células ainda estão produzindo uma quantidade muito pequena de pigmento (você pode ver isso claramente no Spitz alemão a seguir). Esse tipo de branco não costuma afetar a eumelanina, então qualquer área pigmentada por eumelanina permanecerá escura, assim como olhos e nariz.


 

Albino:

Quando toda a produção de melanina é afetada, incluindo nos olhos, focinho, unhas e coxins, o focinho se apresenta rosa e os olhos azuis (ou vermelhos em verdadeiros albinos). É importante notar que, embora albino sempre afete todo o animal, o albinismo parcial existe e é quando a produção de pigmento é drasticamente reduzida.



Tigrado (Brindle):

Os cães tigrados normalmente possuem a pelagem coberta por listras pretas em uma base dourada. As listras são eumelanina e a base é a feomelanina, então o aparecimento desses pigmentos pode ser alterado por qualquer um dos genes que geralmente os afetam.

– Eumelanina (o pigmento que compõe as listras) pode ser afetada e modificada para: merle, chocolate, lilás e cinza.

– A feomelanina (o pigmento que compõem a base) pode ser afetada por: lócus de intensidade.

E, claro, marcas brancas podem ocorrer em qualquer cão brindle.

Exemplos de Tigrado (Brindle):

 

 

 

Urajiro:

O Urajiro se manifesta geralmente em cães laranjas, e  aparecem com pontos brancos ou palha, localizados nos mesmos lugares que apareceriam em um cão “tan point”. Segue ilustração:

 

Seal:

A coloração Seal (cor de foca), faz com que os cães pretos pareçam amarronzados (com o nariz permanecendo preto), variando de um leve tom marrom (cor de coca cola) a um sombreado quase igual o fígado. Muitas vezes há uma listra preta nas costas, e as pernas e cauda geralmente permanecem mais escuras em relação a parte principal da pelagem. Cães seal nascem escuros e vão tornando –se “bronzeados” enquanto se desenvolvem com a idade.

Nota: Um cão Seal sempre terá o nariz preto, independentemente da intensidade do “bronzeado”.

 


Ticking

O “Ticked ou Ticking” são caracterizados por manchas de cor em áreas brancas da pelagem dos cães. Se um cão tem a genética Ticked, mas não tem áreas brancas, não será visível.

A cor do Ticked em cães totalmente brancos, corresponde à cor que a área teria sido pigmentada se não fosse branca.

 

 

Merle:

Merle é um padrão de pelagem com muitas variações! São incomuns, bonitos e exóticos. Porém, a principal preocupação para qualquer criador de cães deve ser a saúde, temperamento e conformação. 

Um certo grau de conhecimento deve se ter ao reproduzir cães merles, de modo a evitar problemas de saúde; por isso cães merles somente devem ser utilizados por criadores de cães experientes.

O merle dilui aleatoriamente a Eumelanina da pelagem, para uma cor mais clara, deixando algumas partes na cor original, causando um efeito marmorizado. 

As manchas podem ser de qualquer tamanho e podem ser localizadas em qualquer lugar do cão. As bordas das manchas podem ser irregulares e “rasgadas”, diferente das manchas em um cão piebald.

Eumelanina: O Merle afeta eumelanina. Isso significa que qualquer cão preto, chocolate, azul ou isabella, será marmorizado, listras de brindle também são afetadas.

 

 

Feomelanina: Que compreendem cães dourados (desde o creme claro até o vermelho mogno) não é geralmente afetada, embora possa haver exceções para isso.

 

 


Outros exemplos de Merle:

 

 

Merle X Problemas de saúde

O Merle é conhecido por causar alguns problemas de saúde, principalmente surdez e cegueira, e também sensibilidade solar e maiores taxas de câncer de pele. 

Esses problemas são incomuns em merles heterozigos (Mm), são mais comuns em merles homozigos (MM). Por esta razão, dois cães merle não devem acasalar entre si, como regra geral, pois isso provavelmente resultará em alguns filhotes duplo merle. Há algumas exceções para isso, mas não entraremos nesse momento, pois o entendimento depende de um conhecimento mais avançado.

A razão pela qual cães duplo merle podem ser problemáticos é que neste caso pode ocasionar falta de pigmento em certas áreas vitais – os olhos e ouvidos internos. A maioria dos merles heterozigos tem bastante pigmento porque eles ainda têm um alelo m (não-merle) para ajudá-los, mas duplos merles muitas vezes têm grandes áreas brancas onde não há pigmentação.

As informações nesta página fornecem uma introdução básica ao merle. Novas pesquisas mostraram que o gene é realmente mais complexo do que isso, então depois de ler as informações básicas, caso queira um melhor entendimento deverá ler mais sobre genética merle avançada. 

  • O Merle é dominante, e assim denotado pela letra maiúscula “M” (Mm ou MM). Cães não merles são recessivos, e denotado por “m” (mm).

 

Merle Oculto

Cães com pelagem feomelanina – dourados (do creme ao vermelho mogno) não são geralmente afetados pelo Merle. Esses cães às vezes são chamados de merles “fantasmas”.

Os cães brancos também podem não ser identificados como merle.

Cães dourados e cães brancos quando acasalados com cães merles podem resultar em cães merles “ocultos”, simplesmente porque pode se não saber se os cães dourados e cães brancos são merles, uma vez que a olho nú na maioria das vezes o merle não é identificado. Caso o cachorro dourado ou o branco seja merle, ocorre o risco de acidentalmente reproduzir dois cães merles, gerando os duplos merles.

 

 

Merle X Arlequim

 

O Arlequim ocorre em seu próprio lócus, ou seja, que é herdado separadamente do Merle. No entanto, um cão com o gene Arlequim, mas que não for Merle terá uma cor normal da pelagem. Arlequim só pode se manifestar se houver um gene merle presente. Assim, a maioria dos arlequins são HhMm (heterozigos para arlequim e merle). 

O que caracteriza o Arlequim são as manchas escuras em  um fundo branco puro, às vezes com alguns ticked. Enquanto o Merle possui manchas em tons mistos, claros e escuros.

Cães que possuem o gene Arlequim e o gene Merle exibirão o padrão Arlequim. Os únicos genes que impediriam o arlequim de ser visível são aqueles que tornam o cão completamente ou quase completamente branco. Qualquer outra cor, seja brindle, sable, mascarado, ou qualquer outra cor, se tornará um arlequim. 

O que é ainda mais interessante sobre este gene é que ele também afeta a feomelanina (cães dourados), e não apenas eumelanina (preto, fígado, azul, lilás) como acontece no Merle. Um cão Fawn e Arlequim se tornará o que é conhecido como um “fawnequin” – manchas sable em um fundo branco.

Merlequim: Cães que parecem ser Arlequim com manchas Merle (às vezes chamados de “merlikins” ou “merlequins”) são na verdade merles homozigos ou piebalds sem o gene Arlequim. Esses cães possuem as bordas das manchas “rasgadas” e com cores misturadas (tons claros e escuros), as manchas não possuem contorno regular, e fazem parecer um Arlequim, mas não são, pois o Arlequim possuem as manchas fortes e sólidas em um fundo branco (não cores misturadas). Por tanto, o termo “Merlequim” é uma terminologia errônea, pois os cães possuem uma distribuição semelhante ao do Arlequim, mas não são Arlequins.

 

Todos os direitos reservados à IBC, informações não podem ser copiadas ou alteradas. Instituições que queiram fazer uso desse material devem entrar em contato com o clube.

 

 

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email